sábado, 10 de junho de 2017

Frederic Nietzsche - Da Guerra e dos Guerreiros



"Não nos preocupamos em ser poupados pelos nossos melhores inimigos, nem tão-pouco por aqueles a quem amamos do fundo do coraçao. Deixai-me, portanto,dizer-vos a verdade.
Guerreiros, meus irmãos, amo-vos de todo o coraçao. Eu sou semelhante a vós, sempre o fui. E sou também o vosso melhor inimigo Deixai-me, portanto ,dizer-vos a verdade.
Conheço o ódio e a inveja que vivem nos vossos corações. Não tendes suficiente grandeza de alma para ignorar o ódio e a inveja. Sede, portanto, bastante grandes para vos não envergonhardes disso!
E se não podeis ser santos do Conhecimento, sede ao menos os seus guerreiros. Os guerreiros do Conhecimento, que são os companheiros e os precursores dessa santidade.
Vejo muitos soldados: oxalá, possa ver muitos guerreiros. Chama-se "uniforme" aquilo que vestem; não seja porém,"uni-forme" o que esse trajo oculta.
Desejo que sejais daqueles cujo olhar está sempre à procura de um adversário-do vosso adversário. E nalguns de vós se descobre o ódio à primeira vista.
Procurai um inimigo, fazei a vossa guerra, uma guerra por vossos pensamentos. E se o vosso pensamento sucumbe ,que a vossa probidade, ao menos cante vitória.
Amai a paz como um meio de novas guerras, e a paz breve mais do que a prolongada.
Não vos aconselho o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz mas a vitória. Seja o vosso trabalho uma luta, seja a vossa paz uma vitória!
Dizeis que é a boa causa que santifica a própria guerra? Mas eu vou-lo digo, é a boa guerra que santifica todas as causas.
A guerra e a coragem fizeram mais coisas grandes do que a caridade. Não foi a vossa piedade, mas a vossa bravura que até hoje socorreu os miseráveis.
"O que vem a ser o bem?" perguntais .O bem é ser valente. Deixai as meninas dizer: "o bem é o que é ao mesmo tempo bonito e tocante".
Chamam-vos gente sem coração; mas o vosso coração é sincero, e a mim agrada-me o pudor da vossa cordialidade. Não tendes vergonha da vossa superabundância, como outros têm pudor da sua indigência.
Sois feios? Seja, meus irmãos. Envolvei-vos em sublime; é o manto da fealdade.
E quando a vossa alma cresce, torna-se presunçosa, e na vossa grandeza há maldade. Conheço-vos.
O que precisais, são  inimigos para odiar, não inimigos para desprezar. Deveis sentir-vos orgulhosos do vosso adversário. Então os triunfos do vosso adversário serão também os vossos.
A revolta é a nobreza do escravo. Seja a obediência a vossa nobreza. Seja a obediência o vosso próprio mandato.
Para um verdadeiro guerreiro, "tu deves" soa melhor do que "eu quero". Mesmo aquilo de que mais gostais, fazei-o como se vo-lo ordenassem.
Que o vosso amor à vida seja amor pela vossa mais elevada esperança, e que a vossa mais elevada esperança seja o mais alto pensamento da vida.
Mas o vosso mais alto pensamento, deveis ouvi-lo de mim, e é este: o homem é aquilo que deve ser superado.
Vivei assim a vossa vida de obediência e de guerra. Que importa que a vida seja longa! Que guerreiro quererá poupar-se?
Não uso de branduras convosco, amo-vos de todo o coração, guerreiros, meus irmãos.
Assim falava Zaratustra. 

Sem comentários:

Enviar um comentário