domingo, 11 de junho de 2017

Frederic Nietzsche - Das mulherzinhas novas e velhas



"Porque deslizas tão furtivamente ao crepúsculo, Zaratustra? E que escondes com tanto cuidado debaixo da tua capa?É algum tesouro que te deram? Ou um filho que te nasceu? Ou seguirás agora pelos atalhos dos ladroes, tu o amigo dos maus?" 

-Na verdade, meu irmão- Respondeu Zaratustra- Foi um tesouro que me deram, uma pequena verdade que levo comigo. 
Mas é rebelde como uma criança; e se não lhe tapasse a boca, gritaria desaforadamente. 
Caminhava eu hoje solitário pelo meu caminho, à hora em que o sol declina, quando encontrei uma velhinha que falou assim à minha alma: 
"Zaratustra muitas vezes se dirigiu a nós, as mulheres,mas nunca falou das mulheres".
 E respondi-lhe: "é só aos homens que se deve falar das mulheres." 
"Também me podes falar das mulheres- disse ela, "sou bastante velha para esquecer tudo logo a seguir". 
Acendendo ao desejo da velhinha disse-lhe assim: "na mulher tudo é um enigma, mas este enigma tem solução; e essa solução é a maternidade. 
Para a mulher o homem é um meio; -o fim é sempre o filho. Mas o que é a mulher para o homem? 
O homem digno deste nome só ama duas coisas: o perigo e o jogo. É por isso que ele deseja a mulher, que é o brinquedo mais perigoso. 
O homem deve ser educado para a guerra, a mulher para o prazer do guerreiro:fora disto tudo é loucura. 
O guerreiro nao gosta dos frutos adocicados. É por isso que ele ama a mulher; a mulher mais doce tem sempre o seu que de amargo. 
A mulher melhor do que o homem, compreende as crianças; mas o homem é criança, mais do que a mulher. 
Em todo o homem digno deste nome se oculta uma criança, que deseja brincar. Eia, mulheres, procurai descobrir a criança escondida no homem! 
Seja a mulher um brinquedo puro e delicado, semelhante ao diamante, cintilando com as virtudes de um mundo que ainda não existe. 
Fazei cintilar no vosso amor o fulgor de uma estrela remota. Que a vossa esperança seja: "Nasça de mim o Super-homem!" 
Seja corajoso o vosso amor! Fortalecidos com o vosso amor,enfrentai aquilo de que tendes medo. 
Cifre-se a vossa honra no vosso amor! Geralmente a mulher pouco entende de honra. Mas a vossa honra é amar mais do que fordes amadas e nunca serdes as segundas. 




Tema o homem a mulher quando a mulher ama: ela não recuará diante de nenhum sacrifício,e tudo o mais lhe parecerá sem valor. 

Tema o homem a mulher,quando a mulher odeia: porque no fundo, o homem é maldoso; mas a mulher é perversa. 
Qual é o homem que a mulher odeia acima de todos os demais? O ferro disse um dia ao Íman:"é a ti que odeio mais do que tudo; atrais-me, mas não tendes força bastante para me sujeitar". 
A felicidade do homem está em poder dizer: "Eu quero". A felicidade da mulher está em dizer: "Ele quer". 
"Até que enfim o mundo acaba por atingir a perfeição", tal é o pensamento de todas as mulheres no instante em que se submetem por amor. 
E a mulher tem necessidade de obedecer e de dar uma profundidade à sua superfície. A alma da mulher é superficial, é uma superfície movediça e agitada sobre uma grande profundidade. 
Mas a alma do homem é profunda, a sua corrente brame em grutas subterrâneas; a mulher presente essa força, mas nao a compreende" 
Então a velhinha respondeu-lhe: "Zaratrusta, disse coisas muito agradáveis, sobretudo para as que são bastante novas para isso. 
Coisa estranha Zaratustra conhece pouco as mulheres ,e contudo julga-as bem. Será porque em matéria de mulheres nao há nada impossível
Aceita agora em troca uma pequena verdade. 
Sinto-me suficientemente velha para ta dizer. 
Embrulha-a bem e tapa-lhe a boca com receio que ela grite demasiado alto, essa pequena verdade." 
"Dá-me,ó mulher essa pequena verdade!" Disse eu. E a velhinha falou assim: 
"Frequentas as mulheres? Não te esqueças do chicote!" 

Sem comentários:

Enviar um comentário